Login
Listas Bibliográficas - 0
Ajuda
Entrada
Catálogo
Col. Especiais
|
Recursos Eletrónicos
|
O meu registo
Simples
Índices
Elaborada
Avançada
Novidades
Tesaurus
Histórico
Pesquisar por:
Palavras chave
Palavra(s) em títulos
Palavra(s) em autor
Palavra(s) em assuntos
Palavra(s) em coleção
Palavra(s) em editor
Palavra(s) local edição
Títulos
Títulos de séries
Autor
Assuntos
Coleções
ISBN
ISSN
Cota
Redefinir pesquisa
A pesquisar na
Biblioteca da Assembleia da República
Informação Relacionada
Documento integral
Assuntos
Companhia de Jesus
escolarização
aculturação
Brasil
educação
Pesquisar no Catálogo
por Autor:
Solidade, Rodrigo Maia da
Hogemann, Edna Raquel, 1956-, co-autor
por Título:
Educação e direito n...
Educação e direito no Brasil colonial : a pedagogia jesuíta como estratégia de catequização e aculturação / Rodrigo Maia da Solidade, Edna Raquel Hogemann
AUTOR(ES):
Solidade, Rodrigo Maia da
;
Hogemann, Edna Raquel, 1956-, co-autor
IN:
Revista Jurídica Luso-Brasileira . ISSN2183-539X . Lisboa : Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Ano 2, n.o 3 (2016) , p. 1269-1297
NOTA:
Título retirado do ecrã de título
Requisitos do sistema: Adobe Acrobat Reader
Documento integral disponível em: https://www.cidp.pt/
RESUMO:
Explicitar o papel da escolarização no Brasil colonial enquanto processo institucionalizado sob responsabilidade da Igreja Católica, partindo da análise da criação e dos objetivos da Companhia de Jesus, passando pela tentativa de rotinização do cotidiano dos índios nos aldeamentos, pela experiência dos Colégios e a formação dos padres-professores e, por fim, revelando como o contexto histórico motivou a expulsão dos jesuítas do Brasil. Assim, através do método histórico-dialético, busca-se demarcar até que ponto se tratou efetivamente de um processo educacional e em que medida serviu como um instrumento de controle social - adestramento à ordem e uniformização cultural - imposto pelo Direito vigente e segundo as concepções de (in)justiça dominantes, sem perder de vista experiências libertárias que indicam a possibilidade de utilizar a escola também como ferramenta de conscientização e emancipação. [Do autor]
ASSUNTOS:
Companhia de Jesus
;
escolarização
;
aculturação
;
Brasil
;
educação
AREA:
28.31 CULTURA E RELIGIÃO
32.06 EDUCAÇÃO (Inclui ensino e organização do ensino)
Ver formato UNIMARC
Exportar registo em ISO2709
Exportar registo em MarcXchange
Exemplares
Sem informação exemplar
Assunto:
Email:
Informações e esclarecimentos
contactar
AR
© 2008 SirsiDynix Todos os direitos reservados.