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professor
condições de trabalho
ensino
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formação de professores
Europa
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por Autor:
União Europeia. -- Comissão Europeia
União Europeia. Comissão. Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, co-autor
União Europeia. Comissão. Eurydice, co-autor
por Título:
Os professores na Eu...
Os professores na Europa : carreira, desenvolvimento e bem-estar : relatório Eurydice / Comissão Europeia, EACEA, Eurydice
AUTOR(ES):
União Europeia. Comissão Europeia
;
União Europeia. Comissão. Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, co-autor
;
União Europeia. Comissão. Eurydice, co-autor
PUBLICACAO:
Luxemburgo : Serviço das Publicações da União Europeia, 2021
COLECAO:
Agência Executiva relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura
NOTA:
Título retirado do ecrã de título
Requisitos do sistema: Adobe Acrobat Reader
Documento integral disponível em: https://www.dgeec.mec.pt/
RESUMO:
Os professores representam, em qualquer sistema educativo, uma força motriz vital para o processo de aprendizagem dos alunos e -desempenham o papel mais determinante para tornar a educação uma experiência frutuosa". O surto pandémico da COVID-19 e a rápida transição da aprendizagem presencial para a modalidade à distância ressaltaram a importância dos professores na garantia de inclusão e igualdade de acesso a um ensino de qualidade. A profissão docente atravessa, há vários anos, uma crise vocacional, atraindo menos jovens e perdendo outros que se formaram para ser professores. Consequentemente, muitos sistemas educativos europeus sofrem atualmente com a escassez de professores. Além disso, a profissão docente está a evoluir e os seus profissionais enfrentam "cada vez mais exigências, responsabilidades e expectativas". Os decisores políticos a nível nacional e europeu têm vindo a cooperar no sentido de identificar os desafios que tornam menos atrativa a profissão docente. Simultaneamente, têm procurado identificar soluções para mitigar o impacto da escassez de docentes e manter um elevado nível de qualidade no ensino. Áreas como a formação inicial de professores, o desenvolvimento profissional contínuo, as condições de trabalho, as estruturas de carreira, a avaliação de professores e ainda o bem-estar docente carecem de novas reformas e políticas. Contudo, para conceber políticas eficazes, é necessário comprovar quais são os mecanismos que funcionam bem e em que circunstâncias. Ao fornecer dados relativos às políticas e práticas implementadas, o presente estudo contribui para o debate nestes dois domínios decisivos. As informações recolhidas pela Rede Eurydice sobre a legislação nacional são combinadas com dados sobre práticas e perceções dos professores provenientes do Inquérito Internacional da OCDE sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS). A junção de ambas as fontes de informação num único relatório permite compreender o impacto das políticas nacionais nos comportamentos dos docentes e oferece uma base para a implementação de reformas baseadas em evidências. [Do sumário]
ISBN:
978-92-9484-664-8
ASSUNTOS:
professor
;
condições de trabalho
;
ensino
;
acesso à profissão
;
carreira profissional
;
formação de professores
;
Europa
AREA:
32.06 EDUCAÇÃO (Inclui ensino e organização do ensino)
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