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    Os professores na Europa : carreira, desenvolvimento e bem-estar : relatório Eurydice / Comissão Europeia, EACEA, Eurydice
     
    AUTOR(ES): 
    União Europeia. Comissão Europeia; União Europeia. Comissão. Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, co-autor; União Europeia. Comissão. Eurydice, co-autor
    PUBLICACAO: 
    Luxemburgo : Serviço das Publicações da União Europeia, 2021
    COLECAO: 
    Agência Executiva relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura
    NOTA: 
    Título retirado do ecrã de título
    Requisitos do sistema: Adobe Acrobat Reader
    Documento integral disponível em: https://www.dgeec.mec.pt/
    RESUMO: 
    Os professores representam, em qualquer sistema educativo, uma força motriz vital para o processo de aprendizagem dos alunos e -desempenham o papel mais determinante para tornar a educação uma experiência frutuosa". O surto pandémico da COVID-19 e a rápida transição da aprendizagem presencial para a modalidade à distância ressaltaram a importância dos professores na garantia de inclusão e igualdade de acesso a um ensino de qualidade. A profissão docente atravessa, há vários anos, uma crise vocacional, atraindo menos jovens e perdendo outros que se formaram para ser professores. Consequentemente, muitos sistemas educativos europeus sofrem atualmente com a escassez de professores. Além disso, a profissão docente está a evoluir e os seus profissionais enfrentam "cada vez mais exigências, responsabilidades e expectativas". Os decisores políticos a nível nacional e europeu têm vindo a cooperar no sentido de identificar os desafios que tornam menos atrativa a profissão docente. Simultaneamente, têm procurado identificar soluções para mitigar o impacto da escassez de docentes e manter um elevado nível de qualidade no ensino. Áreas como a formação inicial de professores, o desenvolvimento profissional contínuo, as condições de trabalho, as estruturas de carreira, a avaliação de professores e ainda o bem-estar docente carecem de novas reformas e políticas. Contudo, para conceber políticas eficazes, é necessário comprovar quais são os mecanismos que funcionam bem e em que circunstâncias. Ao fornecer dados relativos às políticas e práticas implementadas, o presente estudo contribui para o debate nestes dois domínios decisivos. As informações recolhidas pela Rede Eurydice sobre a legislação nacional são combinadas com dados sobre práticas e perceções dos professores provenientes do Inquérito Internacional da OCDE sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS). A junção de ambas as fontes de informação num único relatório permite compreender o impacto das políticas nacionais nos comportamentos dos docentes e oferece uma base para a implementação de reformas baseadas em evidências. [Do sumário]
    ISBN: 
    978-92-9484-664-8
    ASSUNTOS: 
    professorcondições de trabalhoensinoacesso à profissãocarreira profissionalformação de professoresEuropa
    AREA: 
    32.06 EDUCAÇÃO (Inclui ensino e organização do ensino)
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