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viagem
turismo
agência de viagens
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por Autor:
Sousa, Fernando de, 1942-
Pereira, Maria da Conceição Meireles, 1960-, co-autor
por Título:
Agência Abreu : uma ...
Agência Abreu : uma viagem de 175 anos / Fernando de Sousa, Maria da Conceição Meireles Pereira
AUTOR(ES):
Sousa, Fernando de, 1942-
;
Pereira, Maria da Conceição Meireles, 1960-, co-autor
EDICAO:
1a ed.
PUBLICACAO:
[S.l.] : Printer Portuguesa, 2015
DESCR. FISICA:
399 p. : il. ; 30 cm
NOTA:
Bibliografia, p. 397-399
RESUMO:
Fazer a história de uma empresa com origens tão remotas como a Agência Abreu não constitui tarefa fácil, por várias ordens de razões. Desde logo, pelo escopo cronológico em apreço, já que se trata da mais antiga agência de viagens de Portugal em atividade, que mergulha as suas raízes na década de 1830 - embora a data oficial de fundação seja 1840 - e, sem interrupção, desenvolveu-se até à atualidade, pertencendo sempre a descendentes diretos do seu fundador. Por outro lado, não existe um arquivo organizado e o espólio documental é escasso, particularmente para o século XIX e inícios do seguinte, o que obrigou a um labor redobrado de pesquisa de múltiplas fontes indiretas com vista ao delineamento e problematização do tema em estudo. [§] Atravessar tão longo tempo histórico - desde a época da afirmação do liberalismo em Portugal até ao presente - pressupõe um percurso teórico-metodológico não isento de sobressaltos de diferente natureza, no qual as vicissitudes da investigação se colocam com frequência, obrigando a uma dialética constante entre o corpus documental e o objeto de estudo, que necessariamente deve contemplar a contextualização epocal e a especificidade de uma casa comercial que acompanhou as mudanças estruturais do país no transcurso de quase dois séculos, mantendo sempre a sua direção no seio da mesma família. Não será exagerado dizer que a vida desta empresa praticamente coincide, em termos cronológicos, com a contemporaneidade de Portugal. [Da introd.]
ISBN:
978-989-99474-0-5
ASSUNTOS:
viagem
;
turismo
;
agência de viagens
AREA:
28.26 (3) TURISMO
40 EMPRESAS E CONCORRÊNCIA
COTA:
406/2015
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406/2015
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