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Assuntos
monarquia parlamentar
política da educação
organização do ensino
ensino primário
Lisboa
Portugal
História Contemporânea
liberalismo
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por Autor:
Ruas, Telma de Matos
por Título:
O ensino primário em...
O ensino primário em Lisboa durante a monarquia constitucional : contributos para o seu estudo Primary education in Lisbon during the constitutional monarchy : some contributions for its study / Telma de Mattos Ruas
AUTOR(ES):
Ruas, Telma de Matos
IN:
A Revolução Liberal e a
Monarquia
Constitucional (1820-1910) / coord.José Subtil . -
Lisboa
: Arquivo Municipal de
Lisboa
, 2020 . - ISBN978-972-8517-61-8 . - p. 245-262
NOTA:
Documento integral disponível em: http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/
RESUMO:
No ano em que se assinalam os 200 anos da Revolução Liberal revisitamos um dos temas que mais estimulou o debate parlamentar e a discussão político-social na sociedade portuguesa oitocentista: a instrução pública. Passados dois séculos, a instrução e a educação continuam a ser temas que merecem investigação e análise. Estão no centro da disputa política, provocam debate social e constituem motivo para avaliações de diversa ordem. A adoção dos princípios políticos liberais defensores da descentralização política e administrativa do Estado ao longo do século XIX refletiu-se na reforma educativa ou a opção pelo centralismo foi a solução para a restruturação do sistema de ensino? A oscilação ideológica do debate político em torno das competências administrativas foi constante e assumiu um papel relevante na concretização do principal propósito político-social oitocentista: dotar o indivíduo de conhecimentos elementares que lhe permitissem o exercício da cidadania. Estamos perante um desígnio fundamental que suscitou a colaboração de toda a sociedade, de todas as instituições. Neste contexto, como atuou a Câmara de Lisboa na promoção da educação popular? Fundamentalmente através da instituição, organização e supervisão de estabelecimentos de instrução pública, procurando contribuir na sua área de influência política e administrativa para o desenvolvimento da cidadania. [Do autor]
ASSUNTOS:
monarquia
parlamentar
;
política da educação
;
organização do
ensino
;
ensino
primário
;
Lisboa
;
Portugal
;
História Contemporânea
;
liberalismo
AREA:
32.06 EDUCAÇÃO (Inclui ensino e organização do ensino)
COTA:
36.11 - 3/2021
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