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    Estudo das materialidades e técnicas de fabrico do livro antigo : contribuição para o estudo da encadernação, conservação e restauro do livro em Portugal / Paula Alexandra da Costa Leite Pinto Pereira ; orient. Paulo Rodrigues
     
    AUTOR(ES): 
    Pereira, Paula Alexandra da Costa Leite Pinto; Rodrigues, Paulo Simões, orient. tese
    PUBLICACAO: 
    [S.l.] : Universidade de Évora, 2023
    NOTA: 
    Título retirado do ecrã de título
    Tese de Doutoramento em Artes Visuais, área de especialização em Investigação Artística, Media e Estudos Culturais, pela Universidade de Évora, 2023
    Requisitos do sistema: Adobe Acrobat Reader
    Documento integral disponível em: https://dspace.uevora.pt/
    RESUMO: 
    O registo escrito como suporte físico é o reflexo da necessidade do homem de comunicar e registar os mais variados assuntos desde a antiguidade. À medida que o conhecimento avança, os suportes de escrita adquirem uma maior relevância e a sua procura aumenta, desta forma, o objeto do meu estudo o "livro" foi-se adaptando aos diferentes leitores ao longo da história. Pela evolução da composição tipográfica divulgam-se as ideias, espelham-se novos rumos da sociedade, a par das permanentes exigências culturais, dando origem a novas formas de composição com a introdução de capitulares ornadas, gravuras e outros materiais decorativos, que vão enriquecer a mensagem escrita, promovendo uma nova cultura de informação que evolui para múltiplos caminhos gráficos que se suportam sempre na tipografia e na imagem. A imagem do livro enquanto objeto também se alterou, e rapidamente se tornou um objeto colecionável e objeto de mercado, prática restrita dos campos da pintura e da escultura, tornando-se mais acessível às diversas camadas sociais, enquanto cresciam as bibliotecas particulares e universitárias. Resultado do trabalho de diferentes intervenientes e, sujeito a regras específicas de produção em que se devem considerar vários fatores como: o papel produzido de forma manual; o trabalho do compositor tipográfico; a introdução da imagem funcional e estética, em frontispícios, vinhetas decorativas, iconografias religiosas, filigranas e marcas-de-água; a encadernação segundo diferentes técnicas; a decoração das lombadas e pastas; a decoração com papéis pintados ou marmoreados mostra-nos portanto, que o "livro" é um objeto de estudo quer a nível estético como artístico. O estudo deste fundo antigo cuja inventariação e registo já foi resultado de um trabalho anterior, serve de ponto de partida para o desenvolvimento desta investigação. A organização da informação recolhida permitiu, a construção de quadros de referência e análises quantitativas e qualitativas. Entender o livro na sua materialidade e complexidade dos processos de fabrico, são bases onde deve assentar qualquer reflexão sobre a natureza cultural e artística deste objeto privilegiado da nossa cultura. [Do resumo]
    ASSUNTOS: 
    Portugalbibliotecaindústria do livropapelproteção do património
    AREA: 
    32.21 DOCUMENTAÇÃO (Inclui Informação)
    28.31 (1) CULTURA
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